Você sabe reconhecer
Se você se pega constantemente navegando por redes sociais, respondendo a mensagens pessoais ou perde o foco ao sinal de uma notificação, essas distrações podem indicar procrastinação.
Você têm adiado tarefas importantes com frequência, criando uma lista crescente de tarefas não concluídas? Isso pode ser um sinal de procrastinação.
Se você perceber que está gastando mais tempo do que o necessário em uma única tarefa, pode ser um indício de procrastinação
Perceba se você se concentra em tarefas menos importantes em detrimento das mais cruciais pois isso pode sugerir procrastinação.
Se suas tarefas não estão gerando resultados tangíveis e você se encontra constantemente revisando sem avanço, é possível que a procrastinação esteja impactando seu desempenho.
Expressar constantes dúvidas ou incertezas pode ser uma estratégia inconsciente para evitar enfrentar uma tarefa.Por exemplo, ao procrastinar na preparação de um relatório simples, alguém pode começar a questionar o formato, a escolha de palavras ou o conteúdo, mesmo possuindo o conhecimento e habilidades para concluir a tarefa.
Essa hesitação excessiva acaba criando um ciclo de procrastinação.
> Distrações constantes
> Adiamento repetitivo
> Atividades de baixa prioridade
> Perda de tempo excessiva
> Falta de resultados
> Dúvidas excessivas
Fique atento! Identificar a procrastinação é o primeiro passo para melhorar sua produtividade.
A procrastinação acarreta prejuízos ao trabalho como atrasos, estresse, oportunidades perdidas e insatisfação. Sem contar os prejuízos emocionais.
Quebre o ciclo da procrastinação.
Agora que você aprendeu a identificar os sinais de alerta, conheça 9 estratégias para vencer a procrastinação no trabalho.